segunda-feira, 16 de abril de 2012

  Leitura - Depoimento


Comecei a ler ainda no útero de minha mãe. Ela, com apenas segundo ano do antigo Primário, trocava livros da Biblioteca das Moças com suas amigas, romances de Guy Du Maupassant , Madame Deli e outros dos quais ela fala até hoje – aos 92 anos. Aos sete anos adorava ler “ Contos de Fadas” – contos de Andersen , Irmãos Grimm, em formato de HQ, que ela trazia quando ia ao mercado, aos domingos. Era uma delícia e eu trocava qualquer brincadeira para ler minhas revistas e as lia até ficarem amolecidas pelo manuseio. Aos doze anos, li meu primeiro romance “Lady Patricia”. Viajei com ela para a Índia, conheci lugares exóticos que nunca pensara em existir e, também, me apaixonei pelo seu rajá.
Na escola, quando faltava um professor, o que era muito raro, corria para a Biblioteca- lugar secreto, silêncio absoluto, cheiro de livros velhos , magia pura . Lá me refugiava do mundo externo e ficava absorta na obra de Monteiro Lobato . “ Os Doze Trabalhos de Hércules”, minha coleção predileta, levou-me à Grécia e à sua Mitologia, à democracia, a Péricles, Aristóteles ...
Li todos os livros de José de Alencar, os José Mauro de Vasconcelos, Raquel de Queirós , nas aulas de Português, ainda no Ensino Fundamental; depois, nas aulas de Literatura , durante o Magistério, os autores das escolas que estávamos estudando no momento. Todo mês tínhamos a tarefa de ler um livro para fazer prova ou debates. Em um dos nossos trabalhos, minha inesquecível Professora de Português, entrou em contato com alguns autores: Vinicius de Morais, Rubem Braga, Osman Lins e fomos entrevistá-los. O meu grupo entrevistou Osman Lins, em São Paulo, onde residia. Que emoção vê-lo descrever os personagens do romance “ O Fiel e a Pedra”! Foi uma experiência inesquecível para uma normalista de dezoito anos!
Hoje posso dizer que sou uma devoradora de livros e que “ sou o que sou pelos escritores que devorei” como disse Rubem Alves ao ser entrevistado.

Célia Regina Teixeira da Costa

3 comentários:

  1. oi, pessoal! adorei o blog de vocês! o importante , agora, é continuar a alimentá-lo para que ele não seja apenas o blog do curso. continuem mantendo-o vivo!
    parabéns!
    vera grupo 1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada,Vera!
      Seu comentário está sendo muito importante para nós. Precisamos de motivação para continuarmos o trabalho.
      Bjs
      Celinha

      Excluir
    2. Celinha, a seu depoimento é emocionante e comprova que o incentivo à leitura deve começar em casa, ainda no útero da mãe,e se estender por toda a vida.

      Excluir